Problemas com seu sistema de esgoto

4 Dicas para Você Não ter Problemas com seu Sistema de Esgoto

Algo que todas as residências têm em comum (ou deveriam ter) é o encanamento.

Ele é o responsável por receber água da rede pública e devolver a água utilizada para que possa ser tratada e por fim, reconduzida ao meio ambiente, o sistema de esgoto.

Mais especificamente falando sobre o sistema de esgoto, é comum que eventualmente ocorram entupimentos e obstruções nesses encanamentos.

Nesse artigo, vamos dar algumas dicas de algumas atitudes que você pode tomar para evitar que haja problemas mais sérios em seu sistema de esgoto.

Dica 1 – Cuidado com os Restos de Alimentos

Nunca despeje sobras de alimentos no ralo da pia ou do tanque, a não ser que você tenha instalado um sistema moedor de resíduos tipo “roto-rooter” no lugar do seu sifão. Com o tempo esses restos podem se acumular em determinados pontos do seu encanamento, evitando a passagem da água e causando o entupimento.

Dica 2 – Gordura e Óleo de Cozinha

É sempre bom fazer aquela batata frita, ou aquele peixinho delicioso na frigideira não é mesmo? Porém, muitas pessoas despejam a gordura utilizada nesses processos nos ralos da pia ou do tanque.

Isso é extremamente prejudicial para o seu encanamento, e quanto maior a frequência que você faz isso, maior o risco de haver o entupimento, pois essa gordura se solidifica com o frio, criando verdadeiras barreiras de contenção para a água do seu esgoto.

Além disso, apenas um pouco desse efluente caseiro, é o suficiente para contaminar muitos litros de água, prejudicando o tratamento da sua rede de esgoto.

Existem várias formas corretas de descartar, ou mesmo reciclar essa gordura, como o reaproveitamento para fazer sabão.

Também existem empresas especializadas na coleta desse resíduo, quando acumulado em uma grande quantidade.

Lembrando, que despejar essa gordura no lixo comum, também contamina o solo quando no aterro sanitário.

Dica 3 – Aquele Cabelinho no Ralo pode custar Caro

Limpe com frequência os ralos da sua casa, para retirar aqueles fios de cabelo que ficam presos nele, para que não entrem no encanamento.


Cuidado também com fiapos de roupa no ralo do tanque, pois eles tem o mesmo efeito obstrutivo dos cabelos.

Dica 4 – Tenha um Desentupidor de Pia Pequeno em sua Casa

Bem comum de serem encontrados em supermercados, esses desentupidores podem te auxiliar em pequenas obstruções do seu encanamento, evitando que eles se tornem maiores, e causem danos ao funcionamento do seu sistema de esgoto.

Dica Bônus – Não Utilize Soda Cáustica

Nunca utilize produtos como Soda Cáustica para fazer o desentupimento do seu encanamento. Por se tratar de um dos ingredientes para a fabricação de sabão caseiro, é de se imaginar o efeito contrário que ela pode causar ao ser despejada em encanamentos obstruídos por gordura.

Caso seu encanamento esteja em um estágio avançado de obstrução. Opte por contratar uma Empresa Especializada no assunto. Que vai resolver o seu problema, sem proporcionar dores de cabeça.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa saber essas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.